Notícias  
  História  
  Galeria  
  Locais de Interesse  
  Informações  
  Localização  
  Livro de Visitas  
  Orgãos autárquicos  
 

Informação autárquica

 
  Obras  
  Regulamentos  
  Heráldica  
  Contactos  
 
 
     
 
Escavações polémicas em Malafaia.

Trabalho arqueológico obriga ao corte de árvores, o que gera protestos.
As escavações de uma casa agrícola romana obrigou os arqueólogos a abater árvores, o que tem gerado protestos. O presidente da Câmara, José Neves, diz que “se trata de uma tentativa para minimizar o excelente trabalho de requalificação arqueológica que está ser feito”.

As escavações de uma casa agrícola romana que estão a decorrer no Lugar da Malafaia, na freguesia de Várzea, obrigaram os arqueólogos a abater árvores, o que tem gerado grande polémica no local, já que, segundo é referido, tratam-se de sobreiros e carvalhos, duas espécies protegidas. Aliás, os vereadores do PSD chegaram mesmo a pedir um inquérito para apuramento de responsabilidades sobre o que se passa nestas escavações, a cargo do arqueólogo António Manuel da Silva, desde 1995.

Na freguesia da Várzea, o ENTRE DOURO E VOUGA conversou com alguns dos habitantes, que não mostraram grande entusiasmo pelos trabalhos em curso, talvez por temerem que o local, no futuro, possa vir a receber a visita de muitas pessoas, o que, certamente, terá implicações na vida da população.

Já para o presidente da Câmara Municipal, José Neves, eleito pelo PS, “não há motivo para tanta contestação” e considera que se trata de uma tentativa para “minimizar o excelente trabalho de requalificação arqueológica que está ser feito pela autarquia”.

Refira-se que, esporadicamente, decorrem trabalhos arqueológicos em alguns locais do concelho de Arouca. Neste caso das ruínas de Malafaia, trata-se, provavelmente, de uma casa agrícola que, desde 1995, tem sido alvo de intervenção arqueológica, a cargo de António Manuel Silva. Os vestígios apresentam uma ocupação tardo-romana e altimedieval, que pode estender-se até aos séculos VII e VIII.



[Voltar]